sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Frutas vermelhas: o segredo para uma pele jovem aos 50.

Muito se fala em radicais livres, antioxidantes e nos efeitos destas moléculas na nossa pele. Os radicais livres são compostos derivados do oxigênio que reagem rapidamente com outras moléculas no corpo, provocando além do envelhecimento, algumas doenças.                                                                                                                                                         Mas aí entram os antioxidantes que combatem a ação desses radicais e seus efeitos: alimentos ricos em vitaminas A, C e E, em minerais como selênio e zinco, que ajudam seu corpo a lutar contra essas “benditas” moléculas que são responsáveis por diversos estragos: como descoloração da pele, ressecamento, perda de elasticidade e formação das rugas.

Foto: Getty Images
                                                                                      Mais uma vez temos que falar que uma alimentação rica em gorduras e açúcares, pobre em fibras, vitaminas e minerais, além de fatores externos, como a radiação ultravioleta, fumo e álcool podem ser os desencadeadores deste processo de envelhecimento precoce.

Vamos focar nas frutas? O baixo consumo de frutas ricas em antioxidantes está entre os dez principais fatores de risco associados à ocorrência de doenças crônicas. Por este motivo a Organização Mundial de Saúde incentiva o aumento do consumo de frutas vermelhas, frescas ou em suco por suas propriedades antioxidantes, que são excelentes para a saúde.

Frutas vermelhas e arroxeadas, (vá pela cor da casca quanto mais intensa, mais poderosa), são ricas em substâncias que protegem contra os radicais livres, além de fornecerem vitaminas, minerais e fibras necessárias ao bom funcionamento do nosso organismo.

O jeito é se jogar de cara nas frutas, dá uma olhadinha no poder destas delicias e os benefícios que elas podem trazer a saúde. O açaí, por exemplo, reduz manchas e rugas, morango ajuda na produção de colágeno e ameixa fortalece o cabelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário