domingo, 27 de março de 2011

Como acabar com a enxaqueca

São várias crises por mês e horas de sofrimento? Chega de bancar a durona ou engolir qualquer comprimido. Conheça as novidades mais modernas e eficientes para se livrar da enxaqueca.
Você nunca foi sorteada nem em rifa de festa junina, mas ganhou um presente de grego: a enxaqueca. Ser mulher tem muitas vantagens, mas desta vez levamos a pior. Somos três vezes mais atingidas pela cefaleia do que o sexo masculino. A dor, que fica martelando num dos lados da cabeça, tem um impacto terrível na qualidade de vida - e também no rendimento profissional. A boa notícia é que há novas armas para vencer esse tormento, além da tão falada mudança de hábitos. NOVA traz em primeira mão uma seleção imbatível.


Spray oral de sumatriptano
A substância já é conhecida: faz parte de uma família de analgésicos que contraem os vasos sanguíneos, impedindo a circulação de substâncias que ativam a dor. Por enquanto, só é encontrada como injeção, spray nasal e comprimido. Agora surge uma forma inédita de administração: spray oral. Como nessa versão a droga não passa pelo sistema digestivo, não aumenta a náusea, comum nas crises.
Patches de sumatriptano
Um adesivo com dispositivo eletrônico produz uma corrente elétrica que faz com que o remédio atravesse a pele. Uma vez no organismo, a ação é exatamente igual a quando é administrado das outras formas. No entanto, o patch libera uma quantidade bem menor da droga do que uma injeção, o que diminui as reações adversas (taquicardia e sensação de pressão sobre o peito).
Inibidores de CGRP
Está em fase final de testes uma nova classe de medicamentos. O telcagepant (de uso oral) e o olcegapant (de uso endovenoso) inibem o peptídio CGRP, responsável pela inflamação dos vasos durante a crise, o que dispara a dor. Num estudo publicado na revista científica Lancet, 55% dos pacientes relataram alívio após o uso.

Para prevenir

Neuromoduladores de última geração
Agem na raiz do problema, tornando o cérebro mais resistente à dor. "Estão em teste o indutor de sono ramelteon e dois anticonvulsivantes, a zonisamida e o levetiracetam, já vendidos fora do Brasil para outras indicações", diz o neurologista Antônio Cézar Ribeiro Galvão, do Centro de Dor do Hospital Nove de Julho, em São Paulo. O tratamento preventivo dura pelo menos seis meses.
Toxina botulínica
O antirrugas preferido das celebridades acaba de receber sinal verde do FDA, órgão que controla os medicamentos nos Estados Unidos, para tratar enxaqueca crônica. Um estudo envolveu mais de mil pacientes submetidos a injeções trimestrais na testa, nas laterais da cabeça e no pescoço. Em um ano, o número de crises caiu pela metade em 70% dos voluntários. A aprovação no Brasil deve sair em 2011.
Twin laser (infravermelho)
De baixa potência, é aplicado em um nervo atrás da cabeça e não causa dor (afinal, você recorreu ao tratamento porque já tem uma insuportável). Em um estudo da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, foi tão eficaz quanto injeções de anti-inflamatórios, só que sem a desagradável agulhada. São indicadas quatro sessões semanais.
Oxigenoterapia
Inalar oxigênio puro por 15 minutos pode trazer alívio de enxaquecas graves e da cefaleia em salvas, dor de cabeça que, em intensidade, empata com a cólica renal, uma tortura e tanto! "Supõe-se que a dor esteja relacionada à presença de óxido nítrico no cérebro. Quanto mais oxigênio em circulação, maior é a eliminação de óxido nítrico", explica Marcelo Ciciarelli, presidente da Sociedade Brasileira de Cefaleia.
Neuroestimulação magnética
Pulsos magnéticos enviados ao cérebro equilibram circuitos nervosos que disparam a dor. Traz bons resultados nas crises precedidas de aura se empregada assim que surgirem os sinais (como alterações visuais e formigamentos nos dedos e na boca). A conclusão é de pesquisadores da Ohio State University, nos EUA.


Exercício que cura

Cefaleia tensional
Ioga e pilates relaxam os músculos do crânio e do pescoço. Exercícios aeróbicos estimulam o fluxo de sangue para o cérebro, a produção de serotonina, que alivia o stress, e de endorfina, analgésico natural.
Cefaleia da TPM
Manifesta-se de sete a três dias antes do início da menstruação por causa da flutuação hormonal. Para combatê-la, pratique atividades aeróbicas de intensidade progressiva, como a corrida e o spinning.
Enxaqueca
Na crise, não dá nem para pisar forte, pois a cabeça lateja, que dirá fazer exercícios. Evite o esforço assim que sentir sinais anunciando a dor. Compense a malhação somente quando ela tiver dado trégua.
Fontes: Carla Jevoux, neurologista, membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia; Isaias Rodrigues, professor de educação física da Monday Academia, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário